Descupinização

Insetos xilófagos se alimentam da madeira e de materiais celulósicos.

Cupim de solo ou subterrâneo, cupim de madeira seca e broca, são as três espécies mais comuns que infestam os meios urbanos. Atacam os imóveis, em geral, às árvores, etc., causando danos ao patrimônio e à natureza urbana.

O ataque por cupim de solo leva à uma infestação generalizada, enquanto o ataque por cupins de madeira seca ou broca, à infestação ocorre em peças de madeiras isoladas, raramente em todas de um mesmo ambiente, a menos que se despreze o devido tratamento na peça infestada.

Ação de controle:
Prévia visita de inspeção técnica em estabelecimentos e residências, à exceção de edifícios para:

-1) Identificação da espécie, grau de infestação e onde de localizam os focos.
-2) Definição do processo de tratamento, já que para cada espécie, existe um produto inseticida mais adequado e um tratamento diferenciado.
-3) Tratamento de solo, madeiras em geral, locais de alvenaria, quando a infestação for de cupim de solo e/ou subterrâneo.
-4) Tratamento direto e somente de madeiras, em geral, quando à infestação for de cupim de madeira seca ou broca.

Processo de pulverização é apropriado para tratamento de prevenção em madeiras in natura (crua) sem acabamento em verniz, pintura, etc.

Processo de Injeção e microperfurações com brocas de 2mm a 3mm de diâmetro é apropriado para tratamento em madeiras infestadas com ou sem acabamento em verniz, pintura, etc. Processo de barreira química – Injeção no solo com perfurações apenas em parte ou perímetro de piso de até 10cm de diâmetro, apropriado para infestação somente por cupim de solo, cujo ataque inicial ocorre na parte estrutural dos imóveis, se ramificando para outras partes, cujo objetivo primeiro dos cupins é atingir as madeiras fixas à alvenaria, como rodapés, batentes, revestimentos, armários embutidos, etc.

As revoadas de cupins, geralmente, ocorrem com mais intensidade, nos períodos de climas quentes, como primavera e verão. Portanto, havendo focos de cupins em um determinado ambiente - peças de madeiras infestadas e não tratadas, isto significa que as revoadas (cupins alados) podem ser originárias desses locais, assim como podem vir de locais externos, tomando como exemplo, de árvores e de outros imóveis infestados. Após as revoadas, os cupins reprodutores, formam novas colônias que, por conseqüência, irão gerar novas infestações.